domingo, 21 de agosto de 2011

Dificuldades para escrever

Terminei a leitura de ontem, e agora a agonia para escrever o primeiro trabalho. Todas as ideias estão dentro da minha cabeça, mas os dedos parecem apáticos e não sabem como transcrever. eu poderia falar sobre esse assunto durante horas, mas os dedos fingem que não são com eles. Um monte de outros pensamentos, particularmente uns afetivos, invadem minha cabeça e não me deixam pensar direito. Eu queria saber como fazer para me concentrar por pelo menos algumas horas. O que eu poderia gastar duas ou três horas para escrever, estou aqui desde 10h da manhã e não passei do sexto parágrafo. São cinco da tarde e já me prometi tanta coisa, caso conseguisse me concentrar e terminar o que preciso escrever.

algumas ideias que conseguiram sair:
Melvin valoriza a ordem e a limpeza, com um consequente horror quanto à sujeira, ao que não pode ser quantificado, ao caos e à quebra de sua rotina. Pode-se dizer de um funcionamento que refere a componentes fóbicos. Um dos objetos fóbicos é a própria interação social, em que a cobrança pela perfeição o afasta por ser socialmente inapto. Melvin tem componentes homofóbicos, misógino, xenofóbico. A diferença encontrada nas interações pessoais o apavoram e criam mecanismos de agressividade que beira a violência. Ele se apresenta extremamente oposicionista, negativo e hostil, mais preocupado com a afirmação de sua autonomia e superioridade do que com as interações sociais, trocas afetivas ou de experiências. Não confia no julgamento das outras pessoas, que são consideradas menos aptas para fazer elaborações cognitivas. Elaborações afetivas parecem levar a resultados que Melvin julga previamente como errados ou inadequados. O método indutivo de tomada de decisões não é de qualquer consideração para ele, e a tentativa e erro, apenas uma perda de tempo.
No entanto, algo em sua interação o faz perceber os outros na medida em que estes são responsivos a necessidades afetivas. Assim, os outros são, em algum grau, necessários para Melvin. Por mais que pareça socialmente inapto, ele demonstra capacidade de responder social e afetivamente, desde que fortemente provocado.

Um comentário: