domingo, 28 de agosto de 2011

Os doentes mentais na prática clínica

WINNICOTT, D. W. 1963c: “Os doentes mentais na prática clínica”, in Winnicott 1965b: O ambiente e os processos de maturação.
Leitura do PDF em espanhol (nem sei se é a mesma leitura, mas cabe) - Los casos de enfermidad mental

A enfermidade mental consiste em não ser capaz de encontrar a ninguém que possa nos suportar
-a sociedade efetua sua própria contribuição ao significado da palavra "enfermo"

A saúde é o amadurecimento emocional do indivíduo.

Descreve o processo de desenvolvimento da neurose

Na psicose, mais relativa as fases anteriores, não houve um verdadeiro complexo de Édipo, já que o indivíduo se prendeu a uma fase anterior de seu desenvolvimento a ponto de nunca terem chegado a existir relações triangulares verdadeiras e plenas. A psicose concerne menos às defesas organizadas do individuo que ao fracasso dele na busca da força egóica, ou da integração da personalidade, que permita a formação das defesas. Na loucura, em vez da repressão, encontramos o inverso, processos de instauração da personalidade e diferenciação do ser.

2 comentários:

  1. Essa foi a primeira parte, antes de terminar de ler. É engraçado reparar a diferença entre esta postagem e a outra. A dissociação eu e Hayanna muda - acho que é porque eu tem capacidade de transformação, e Hayanna ficou acessória, falso self obsessivo.
    Eu mudou a fonte de tudo e estava procurando um jeito de deletar esta postagem aqui~~
    mas que isso, loucura é pra ficar inscrita. (:

    ResponderExcluir
  2. Me sentindo particularmente Hayanna hoje. Será por causa da rinite? Dissociou a Nan e não sei onde foi parar. Tentando ficar saudável e não enlouquecer, acho que é por isso que minhas costas doem tanto. Este é um processo automático-automatizado que garante o sorriso no rosto, a sequencia de espirros e a matação de aula. Volto pra fonte antiga e estou lendo bem mais.

    ResponderExcluir