domingo, 18 de setembro de 2011

Rascunho do projeto

Há poucos estudos sobre primeiras crises no Brasil. A literatura internacional é gerada a partir de pesquisas desenvolvidas em centros de atendimento para esta população, majoritariamente comportos por atenção primariamente psiquiátrica, a partir de uma perspectiva sintomatológica e sindrômica da psicose. Estes estudos utilizam termos como pródromos (aquilo que antecede um evento), ultra high risk psychosis, clinical hisk for psychosis, at-risk mental state, dentre outros, para descrever sinais e sintomas presentes em etapas anteriores à primeira crise do tipo psicótico ou a episódios de recaídas. Quanto às crises, estas são descritas como primeiro episódio psicótico, first-episode psychosis, early psychosis, ealy onset schizophrenia, dentre outras denominações. A dificuldade em integrar as perspectivas internacionais quanto à nomenclatura é característica da complexidade envolvida ao se definir o que é psicose, numa consideração sindrômica.
A psiquiatria clássica conceitua transtornos psicótico como transtornos mentais em que há "perda de contato com a realidade"
...
Intervenção precoce
...
GIPSI
...
Método de Rorschach
...
nova consideração sobre as primeiras crises, para alem da visão sindrômica tradicional, com vias à construção de conceito melhor fundamentado do que caracteriza as primeiras crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário